O Projeto Conhecer visa à importância da proximidade das crianças com o local de trabalho de seus pais não apenas para matarem a curiosidade, mas a fim de familiarizá-los com o trabalho e o grau de responsabilidade que envolve o dia a dia de uma empresa, sem contar no orgulho das crianças e jovens em saber que seus pais
através de seu trabalho são responsáveis pelo desenvolvimento e sucesso da Diana Bioenergia e vice e versa.
O programa é destinado apenas aos filhos dos colaboradores e vem acontecendo desde 2011, a cada ano o passeio se torna diferente, com propostas de diversões variadas para a criançada. Durante todos esses anos mais de 1.000 crianças puderam participar do Projeto.
A usina DIANA realiza entre os meses de Outubro e Novembro, o Projeto Educacional CAPA DE CADERNO, que tem como objetivo oferecer aos alunos o conceito sobre conservação ambiental, sua importância e objetivos, bem como, levar ao conhecimento dos mesmos, as ações ambientais que a DIANA vem realizando nesta área.
Com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Avanhandava e Policia Militar Ambiental, o projeto Capa de Caderno tem a participação de alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais de Avanhandava, Prof.Victor Sansoni e Mirtes Pupo de Negreiros, onde participam de palestras sobre o tema escolhido e realizam visitas ao viveiro de mudas e áreas reflorestadas da Usina, sempre com a supervisão da equipe da Empresa e Polícia Ambiental.
Como etapa final do Projeto, os alunos participam de um concurso de desenho sobre o tema esolhido. Os melhores desenhos são selecionados e premiados pela Usina.
Os 4 melhores desenhos das escolas ilustram as capas dos cadernos que a Empresa confecciona com a Tilibra, e são doados para as escolas e instituições sociais.
Dessa maneira contribuímos na educação e na conscientização ambiental das crianças por um futuro melhor.
A Diana Bioenergia inspirada nos conceitos de Educação Ambiental e nos seus compromissos de missão, visão e valores, fundou em 2012 o Projeto SEMEAR, ocorrido anualmente, proporcionando aos filhos dos colaboradores uma vivência prática e lúdica dos conceitos de sustentabilidade tais como reciclagem,preservação das matas ciliares e de preservação permanente, através de palestras com representantes das Instituições governamentais e visita ao viveiro de mudas de espécies nativas para reflorestamento nas áreas da usina e parceiros.
Na intenção de ampliar este projeto e desenvolver uma cultura de consciência ambiental foi planejado acrescentar em 2017 atividades culturais como passeios a parques ecológicos, visitas a unidades produtoras de energia renovável (biomassa e solar), palestras, oficinas de reciclagem e peças teatrais temáticas a fim de alcançar não só os filhos dos funcionários mas também os alunos do quarto ano da Rede Pública Municipal, proporcionando na teoria e na prática a abordagem do tema. O Projeto foi vencedor do Prêmio MasterCana no ano de 2017, na categoria responsabilidade socioambiental. Esse prêmio visa reconhecer e contemplar práticas de gestão de pessoas e responsabilidade socioambiental das empresas sucroenergéticas, a premiação é extremamente concorrida e muito conceituada no setor.
Clique no link abaixo para abrir o arquivo.
Preocupada com a saúde e a qualidade de vida de seus colaboradores, considerando o cenário mundial de ocorrência da Síndrome Metabólica, doença diretamente associada ao aumento da pressão arterial, os distúrbios do metabolismo de glicose e lipídios e o excesso de peso,a DIANA BIOENERGIA cria, em 2017, o projeto "Na Medida".
Vencedor do Prêmio MasterCana, o projeto tem suas primeiras intervenções no mês de agosto de 2018, sob responsabilidade da equipe de Saúde Ocupacional e Nutrição da usina.
A Diana Bioenergia patrocina o Projeto "Eu vivo Esporte". O objetivo do projeto é possibilitar que crianças e adolescentes com vocação esportiva tenham condições de se tornarem atletas de rendimento de voleibol feminino, contribuindo para transformar suas dificuldades em oportunidades. Contudo, para participar do projeto, crianças e adolescentes devem ter boas notas na escola e uma frequência dentro dos parâmetros. O setor de Recursos Humanos apoia e incentiva projetos como esses. Todos os anos, a Empresa arca com as despesas de viagens e uniformes para as atletas, além de equipamentos
Atualmente fala-se muito em cotas, as empresas visam mais cobrir as cotas de deficientes do que oferecer a eles um ambiente de trabalho digno, dentro dos padrões exigidos e principalmente sem preconceito. Nos sabemos que o preconceito existe, e ele está presente de várias formas, a deficiência de alguém não pode ser considerada chacota diante das pessoas.
A atuação da Diana Bioenergia, deve servir de exemplo para às demais Usinas da Região e do Brasil, contribuindo para consolidar uma imagem positiva da empresa perante a sociedade, mostrando que oferece oportunidades a todos os indivíduos com igualdade e respeito.
Mostrando aos seus colaboradores que a convivência com a diversidade proporciona novas experiências, troca de conhecimentos e combatendo o preconceito existente em todos os lugares, estimulando o respeito à diferença e a solidariedade.
Para isso foi criado um Programa de Inclusão Social para Pessoas com Deficiência, este programa leva o nome de: É normal ser diferente.
O Projeto foi premiado em 2018 no MasterCana.
Buscando uma educação pública de qualidade, a Diana Bioenergia firmou em 2015 uma parceria com a associação sem fins lucrativos Parceiros da Educação. Criada em 2004, a Parceiros da Educação é uma Associação sem fins lucrativos, certificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que trabalha por uma educação pública de qualidade no Brasil. A ATUAÇÃO DA PARCEIROS DA EDUCAÇÃO TEM DOIS FOCOS: - Promover a parceria entre empresas, empresários e organizações da sociedade civil com escolas públicas, visando a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos; - Apoiar o governo na adoção de políticas públicas consistentes que promovam a qualidade da educação pública. A primeira instituição selecionada para receber apoio foi a Escola Estadual Professora Maria Eunice Martins Ferreira, durante três anos foram desenvolvidos projetos no âmbito pedagógicos, de infraestrutura, de integração comunidade-escola e de gestão, contribuindo para um maior aproveitamento e rendimento dos alunos. Além da Escola Maria Eunice a Diana Bioenergia esta contribuindo com a educação das duas escolas municipais de Avanhandava, por meio da Parceiros. A escola Victor Sansoni e Myrthes Pupo também estão recebendo apoio na educação. A Diana Bioenergia é a única empresa do ramo bioenergético que apoia esse projeto.